quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sobre a série "Grandes Campeões".

Nos últimos dias, após o atropelamento da equipe litorânea em solo Japonês, os canais SporTV começaram a sua "retrospectiva 2011", com a série Grandes Campeões. São vários programas, sendo cada um deles dedicado a um campeonato, relembrados em ordem cronológica: primeiro foram alguns estaduais da região Sudeste e Sul (um programa para cada campeonato), depois as Copas do Brasil e Libertadores, em seguida a Série B do brasileirão e, por fim (pois creio que não repetirão o vexame litorâneo) a Série A do brasileirão.

Não fossem as razões que me fazem escrever este texto, julgaria não ser necessário dizer, mas esta série de programas visa enfatizar as equipes campeãs no ano que se encerra. Afinal, são os "Grandes Campeões".

Pelo que pude observar dos programas dedicados aos Estaduais, Copa do Brasil e Libertadores, mostrava-se brevemente os trajetos que os times finalistas realizaram para chegar até a partida derradeira e, posteriormente, o jogo decisivo era transmitido integralmente. Perdi as contas de quantas vezes a final da Copa do Brasil foi reprisada nos últimos dias.

Ontem à noite assisti o programa dedicado à Série B, que, por conta dos pontos corridos, dedicava-se a falar da campanha e do título da Portuguesa, para, posteriormente, falar das demais equipes classificadas para a Série A de 2012. No fim, foram passados os melhores momentos de Portuguesa x Duque de Caxias, jogo em que a Lusa ergueu a taça.

No começo da tarde de hoje, precisamente às 13h30min, no canal SporTV1, passou-se o programa referente à Série A do Campeonato Brasileiro, vencido pelo Corintias. Diferentemente dos demais programas da série que assisti, este seguiu uma lógica um pouco distinta: mês a mês, mostrava as mudanças na tabela do Campeonato, dando ênfase para grandes jogos do certame, como Corintias 5x0 São Paulo, Santos 4x5 Flamengo e Coritiba 5x0 Botafogo, entre outros.
Após relembrar quais equipes foram rebaixadas para a Série B 2012, e quais se classificaram para a Libertadores 2012, o programa dedicou-se às duas últimas rodadas do Campeonato que teve como vice campeão o Vasco. Equipe que mesmo com a conquista da Copa do Brasil, apesar do gol irregular marcado pro Fred na penúltima partida e mesmo com a eliminação na Copa Sul Americana, chegou na última rodada podendo ser campeã.

Já no final do programa, precisamente às 14h35min - ele ia até as 15h00min - com um escudo do Corintias ao fundo, o apresentador diz: "chegamos ao momento mais esperado do programa: a conquista do Pentacampeonato Brasileiro pelo Corinthians! Vamos aos melhores momentos de Corinthians x Palmeiras".

Com uma pulga atrás da orelha, aguardei para assistir ao programa Grandes Campeões que trataria do campeonato que teve como Grande Campeão o Campeão dos Campeões. E confesso também que achei deveras esquisito o programa Grandes Campeões ser mais uma retrospectiva do campeonato do que uma cobertura em si do Grande Campeão: o título do Corintias não deveria ser "o momento mais esperado do programa", e sim deveria ser a tônica do episódio. Tal como a conquista do Vasco foi a protagonista no episódio sobre a Copa do Brasil, o foi o Santos no programa sobre a Libertadores, o Inter no programa sobre o Gauchão etc.

Enfim, esta compilação de "o que foi importante no Campeonato Brasileiro de 2011", realizada pelos profissionais do SporTV e nomeada de Grandes Campeões, faz-me pensar por dois rumos: o primeiro é que, de fato, o Corintias pode ter a maior torcida, fazer a melhor campanha e erguer a taça, mas vamos com calma, deve ter dito algum diretor do canal; o segundo rumo é que, levando em conta a troca de 's' por 'x' na fala do apresentador, fica claro que, enquanto o vice for carioca, e o campeão for paulista, falemos do vice, orax, deve ter dito este mesmo diretor do canal global.

***

Ps: não posso, porém, negligenciar o fato de que os poucos minutos dedicados ao Corintias x Porco da última rodada arrancaram-me cânticos, gritos e arrepios. Vibrei, novamente emocionado, com o chute que Jorge Henrique dá nos troféus que os porcos conquistaram no Século XXI (vulgo "chute no vazio"). E, ao fim do jogo, abracei minha mãe e corri para a frente de casa, gritando novamente "é penta, é penta Corintias!".

VAI CORINTIAS!

Um comentário:

  1. Cariocalização,o campeão se não for carioca não tem graça pra mídia Grobal... Não consigo mais assistir sempre me dão nos nervos... abs grande critica Gabriel

    ResponderExcluir