terça-feira, 2 de agosto de 2011

Será que "aqui é Corintias" mesmo?

O Corintias lançou ontem, como parte do marketing das lojas "Poderoso Timão", duas propagandas; para quem não as viu, aqui estão as duas. Na descrição deste vídeo no youtube, em tom de deboche, a pessoa diz: "decidiram arrumar sósias de craques na 25 de março". Nestas palavras, o sujeito não está de todo errado.
Entendo a ideia de ironia presente no comercial, algo como "até os rivais se rendem à nós", "até os rivais dizem 'aqui é Corintias'".
Entendo a ironia, e por isso mesmo, repugno este comercial, pois vale-se de uma apropriação e corrupção nojentas de uma das nossas maiores identidades enquanto Corintianos: a fala de que "aqui é Corintias", dita em momentos diversos, para além dos de jogo, pois o Corintias é esta força além-futebol (algo que, parece-me, os profissionais de marketing do clube só compreendem na hora de criar produtos para o "dia-a-dia", como o faqueiro e o abridor de garrafas com escudo do clube).
Além de vulgarizar este importante valor de nossa cultura, como fizeram, por exemplo, com nossa camisa (ao criar as aberrações roxas e vinho), a propaganda entrega a nós, de mão beijada, a compreensão de torcedor por parte de quem a criou.
As duas compras, dos sósias de Kaká e Neymar, ocorrem no momento em que o Corintias está em campo (contra as equipes paulistas que fazem parte da história destes jogadores); mais ainda, no momento da compra (e da pergunta inocente da vendedora) o Corintias marca um gol.
Tanto o jogo, quanto o gol, são ignorados pelos sósias, que pegam suas sacolas, dizem "aqui é Corintias" e vão embora.
Ou seja, o "aqui é Corintias" de que se valem para propagandear a loja refere-se a um sujeito que consome muito mais do que torce para o time. Eu não sou o público alvo deste comercial, mesmo sendo, cada lugar em que estou, lugar do "aqui é Corintias".
Entendo mais de Corintias do que de marketing, e, justamente em razão disso, tenho a sincera impressão de que este vídeo é mais uma "anti propaganda" do que uma "propaganda", pelas razões descritas acima. E, sobretudo, por serem elas próprias deboches de nós, de nossa história. Sem sombra de dúvidas, quase tão sacanamente irônicos quanto a descrição que o sujeito colocou no vídeo.
Obrigado Departamento de Marketing do Corintias!

3 comentários:

  1. resta saber quem é que está lá no marketing dando estas boas ideias. E esse vídeo foi mesmo feito pelo corinthians? me perguntei ao ver. Nada ver.

    ResponderExcluir
  2. Esses comerciais são o cu da cobra, com o perdão da palavra.
    E o plano "Meu Amor" do FT teve um acréscimo de 1000%. Em breve será o "Minha Vida", não duvide.
    É hora da FIEL acordar.

    ResponderExcluir